Como Manter a Saúde em Dia? 5 Cuidados Básicos Que Você Deve Ter

0

Manter a saúde em dia pode ser um grande desafio para muitas pessoas, porém, com apenas cinco cuidados básicos em seu dia a dia você já consegue fazer isso.

 

Quer saber quais são esses cinco cuidados? Então continue acompanhando a leitura com atenção.

5 Cuidados básicos para manter a saúde em dia

- Advertisement -

Cuidado 1: hidratação

 

Vamos começar com o cuidado mais simples de todos: beber água.

 

Afinal, você não precisa fazer um grande esforço para conseguir manter esse cuidado em sua rotina, basta ir até um bebedouro de água, encher um copo ou uma garrafinha e se hidratar. Não tem muito segredo.

 

Agora, se beber água é “chato” ou difícil para você, dê um sabor a ela. Coloque, por exemplo, uma rodela de limão, de laranja ou de alguma outra fruta de sua preferência.

 

O importante é beber água todos os dias, até porque este líquido atua em todas as funções do corpo (circulação, digestão, excreção), ajuda a regular a temperatura corporal e contribui para o bom funcionamento do organismo.

 

- Advertisement -

Então, beba bastante água! O ideal, de acordo com especialistas em saúde, é que adultos bebam pelo menos dois litros de água por dia.

Cuidado 2: alimentação

 

Além de se hidratar diariamente, outro cuidado importante que você deve ter para manter a saúde em dia é se alimentar de maneira saudável.

 

Isso quer dizer que, em vez de optar por alimentos processados e ultraprocessados em sua rotina, você deve escolher alimentos naturais, frutas, legumes, verduras, grãos, vegetais, ovos, carnes magras, etc.

 

Invista no seu dia a dia em alimentos que forneçam os nutrientes, os sais minerais e as vitaminas necessárias para a sua saúde e o seu bem-estar.

 

E para isso, vale a pena marcar uma consulta com um nutricionista. Com certeza ele terá as melhores indicações para fazer a você.

 

Apenas uma observação: é claro que você pode comer um hambúrguer, uma pizza, um doce, um chocolate, mas com moderação, de vez em quando, sem exagerar.

Cuidado 3: exercícios

 

Você já deve estar cansado de saber disso, mas não podemos deixar esse cuidado de fora: você precisa fazer exercícios, de preferência, entre três e cinco vezes por semana e, por pelo menos, trinta minutos diários.

 

Isso porque, é comprovado que a prática regular de atividades físicas gera inúmeros benefícios à saúde e ainda ajuda a evitar certos problemas e doenças.

 

Portanto, se você quer manter a saúde em dia, não deixe de fazer exercícios, ok?

 

Além disso, manter um peso saudável, acompanhando o IMC (Índice de Massa Corporal) é também uma importante ação para manter a saúde em dia.

Cuidado 4: sono

Como Manter a Saúde em Dia? 5 Cuidados Básicos Que Você Deve Ter

 

Infelizmente, diversas pessoas não dão o devido valor ao sono, o que é péssimo para a saúde.

 

Afinal, ter um sono de qualidade é fundamental para descansar o corpo, a mente e recarregar as energias para mais um dia.

 

Então, outro cuidado que você deve ter em sua rotina para manter a saúde em dia é cuidar do seu sono.

 

E isso significa dormir entre sete e oito horas por dia, de modo que você, de fato, consiga descansar e acordar pronto para encarar mais um dia.

 

Agora, se você tem insônia e dificuldades para dormir, vale a pena consultar um médico ou tentar a higiene do sono (depois que terminar de ler este artigo, pesquise sobre o assunto, há muitas dicas e informações relevantes que podem auxiliá-lo).

Cuidado 5: exames

 

Como você sabe se a sua saúde está em dia ou não? Indo ao médico, certo?

 

Pois então, durante o ano, além de um check-up completo, faça exames que considerar necessários para a sua saúde.

 

Infelizmente, muitas doenças e problemas são silenciosos, não apresentam sintomas ou alterações visíveis, que sejam fáceis de identificar.

 

Por isso, fazer exames como o de coleta de sangue, o de urina, entre outros, são cuidados de suma importância que você deve ter, afinal, com base neles, você pode saber, de fato, como está a sua saúde.

Cuidado 6 (bônus)

 

Para finalizar, separamos um último cuidado que você deve ter em sua rotina para manter a saúde em dia… estamos falando aqui sobre o estresse. 

 

Isso porque, ele gera diversos problemas tanto à saúde física quanto à saúde mental.

 

Então, para evitar isso é fundamental que você reduza o estresse em sua vida. E sim, nós sabemos que essa não é das tarefas mais fáceis.

 

Porém, existem algumas ações que você pode adotar em seu dia a dia para diminuí-lo como respirar profunda e lentamente, meditar, fazer ioga e ler um bom livro.

 

Além disso, claro, tenha momentos de lazer, para aproveitar com a família e amigos, ou com você mesmo.

 

Não viva em função do trabalho, pois isso não é saudável para ninguém. Você precisa encontrar um equilíbrio se quiser manter a saúde em dia.

 

E então, pronto para ter uma vida mais saudável daqui em diante? Esperamos que as informações apresentadas neste artigo tenham lhe ajudado. Até a próxima!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site de Cursos Online utiliza cookies de acordo com sua Politica de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceito Leia mais

Politica de Privacidade