Hérnia de disco: o que é e as 5 principais dúvidas

0

Hérnia de disco: o que é e as 5 principais dúvidas

Dores lombares ou na cervical é um sintoma comum que quase todo mundo vai sentir pelo menos uma vez na vida. Normalmente ligadas a má postura e falta de exercício físicos, essas dores podem também ser um sinal para um problema mais trabalhoso, como a hérnia de disco.

A hérnia de disco não é uma doença rara. Segundo uma pesquisa realizada em 2018 pelo IBGE, cerca de 5,4 milhões de brasileiros sofriam desse problema e essa era a terceira causa mais frequente de aposentadoria precoce no país. Ela também é mais comum na faixa etária dos 25 aos 45 anos e sua origem pode começar na infância.

Apesar de ser bem comum existem muitas dúvidas entorno desse problema que tentaremos esclarecer.

O que é hérnia de disco?

A nossa coluna vertebral é formada por 33 vértebras. Entre uma vértebra e outra existe uma estrutura chamada disco vertebral que é formado por uma fibrocartilagem e pelo núcleo pulposo. Esse disco é responsável por amortecer os movimentos que nosso corpo faz no dia a dia e assim, evitar que durante essa movimentação uma vértebra encoste na outra.

Sendo assim, quando há uma degeneração na estrutura do disco, o seu núcleo pulposo pode vir a sofrer alterações no seu formato ou até mesmo a sair e encostar nas vértebras. Isso é o que causa a hérnia de disco.

A hérnia de disco é classificada de acordo com o local do corpo que ela afeta sendo mais comum as hérnias cervicais (região do pescoço), torácica (meio das costas) e lombar (região mais baixa das costas).

O disco vertebral tem um formato oval. Dependendo da degeneração que ele sofrer, a hérnia de disco ainda pode ser classificada em três tipos, que são:

Hérnia de disco sequestrada: o núcleo pulposo está tão danificado que pode vir a se partir em dois pedaços.

Hérnia de disco protusa: o tipo de hérnia mais comum. O núcleo se mante inteiro, mas já sofreu alterações em seu formato e não está mais oval.

Hérnia de disco extrusa: é quando o núcleo pulposo sai por meio de uma fissura na membrana e faz contato com nervos e vértebras na coluna.

Sintomas da hérnia de disco

Os principais sintomas da hérnia de disco são:

Dor na região afetada (cervical, torácica ou lombar);

Sensação de dormência e formigamento;

Dificuldade em realizar movimentos como se levantar, andar, levantar os braços, entre outros.

O que causa hérnia de disco

A principal causa da hérnia de disco é a má postura. Para que a estrutura da coluna funcione bem é preciso que ela esteja alinhada. O desalinhamento desta estrutura pode causar lesões como a hérnia.

Sobrecarregar a coluna com muito peso também pode gerar o surgimento dessa doença. Cada corpo foi feito com um limite de peso para se aguentar. Quando excedido, isso pode gerar lesões.

Tratamento

Para começar um tratamento para hérnia de disco, primeiro deve-se consultar um médico especialista em coluna. Esse médico irá pedir exames laboratoriais de imagem que possam mostrar qual o tipo de hérnia.

O tratamento para hérnia de disco costuma ser mais convencional. Isso inclui fisioterapia, RPG, exercício físicos como pilates, entre outros. É muito raro uma cirurgia ser indicado para esse tipo de caso.

Se feito corretamente, a hérnia pode vir a ser curada.

Após descobrir que se tem esse problema algumas dúvidas podem surgir. Selecionamos cinco delas para responder.

Qual é a cadeira ideal para quem tem hérnia de disco?

Uma coisa muito importante para quem tem hérnia é procurar ter uma boa estrutura e não ficar em posições que não ofereçam estabilidade para a coluna. No caso de uma cadeira, ela tem que oferecer suporte lombar e cervical, apoio traseiro e para os braços. Por isso, nesse caso a cadeira mais indicada é a cadeira ergonômica hérnia de disco.

Quem tem hernia de disco tem desconto na compra de carros?

A resposta é sim. Devido as dores e ao comprometimento da mobilidade do corpo, quem tem hérnia de disco fica isento de impostos na compra de carros novos.

A legislação sobre a isenção de impostos a portadores de patologias visa ajudar quem tem algum limite físico, por isso oferecem o desconto.

Quais os exercícios permitidos para quem tem hérnia de disco?

Em relação a exercício físico, a melhor pessoa a dizer qual é o mais indicado para cada caso é o médico especialista em coluna.

Contudo, é de extrema importância que o paciente só faça atividade física acompanhado de um especialista, como um fisioterapeuta.

Atividades que exigem muito impacto ou tensão nos músculos devem ser evitadas. Abdominais costumam ser ótimas para o fortalecimento da região lombar.

Crise de hérnia de disco lombar o que fazer

O mais recomendado é realizar movimentos que fortaleçam a estrutura dessa região do corpo, como abdominais ou exercícios próprios para a coluna. Sessões de fisioterapia também são indicadas para ajudar a diminuir a dor.

Quem tem hérnia de disco pode trabalhar normalmente?

Seguindo o tratamento corretamente, pode sim. Mas em alguns casos mais graves, a hérnia de disco pode ser o fator de afastamento de trabalho ou até de invalidez gerando uma aposentadoria precoce.

 

O melhor tratamento para a hérnia de disco é a prevenção. Por isso cuide da sua postura, da sua coluna e respeite os limites do seu corpo.

Esperamos que com esse texto “Hérnia de disco: o que é e as 5 principais dúvidas” possamos te ajudar com esse problema.

 

Saiba como realizar cirurgia bariátrica pela Unimed.

 

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site de Cursos Online utiliza cookies de acordo com sua Politica de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceito Leia mais

Politica de Privacidade