O que faz um otorrinolaringologista

0

O que faz um otorrinolaringologista

Você sabe o que é otorrinolaringologista? Muitas pessoas estão familiarizadas com a palavra de tantas sílabas, que parece até um trava-línguas, mas você sabia que é uma especialidade médica muito importante.

 

Entre muitas especialidades, um otorrino trata do nariz, ouvido e laringe. Essas três estruturas do corpo humano são essenciais para a sobrevivência do ser humano.

 

- Advertisement -

Esses órgãos são responsáveis por alguns dos sentidos, a audição e o olfato. São órgãos sensoriais que precisam de tratamentos, cuidados e um médico especialista.

 

O termo otorrinolaringologia vem da união das palavras gregas ous (ouvido), rhinós (nariz), larynx (laringe ou a parte alta do sistema respiratório) e o sufixo logos, que significa estudo ou ciência de algo.

 

Quer saber mais o que um otorrinolaringologista faz? Continue lendo este post, para não ficar nenhuma dúvida.

O que é otorrinolaringologia

Muita gente conhece por “otorrino”, essa especialidade abraça as características clínicas e cirúrgicas, o campo de atuação desta especialidade envolve as doenças do ouvido, do nariz, seios paranasais, laringe, faringe, cabeça, boca, pescoço e esôfago.

 

- Advertisement -

O otorrinolaringologista é essencial para tratar das doenças que envolvem essas regiões anatômicas.

 

Doenças nessa área trazem sintomas como tonturas, dores de cabeça, obstruções e sangramentos nasais, secreções e sangramentos no ouvido, dificuldade de audição, dores de garganta, rouquidão e até mesmo os roncos, que quando muito intensos podem configurar alguma patologia.

 

Todos esses sintomas podem configurar doenças que precisam de intervenção de um otorrinolaringologista, sua avaliação, um diagnóstico correto e tratamentos destas doenças que manifestam esses sintomas.

 

Outro detalhe é que a otorrinolaringologia também atua na área da cirurgia plástica, como a rinoplastia e a otoplastia, cirurgias que servem para correções cirúrgicas do nariz e das orelhas.

 

Outras funções que o “otorrino” exerce são tratamentos de complicações mais rotineiras, como em pequenos incômodos, tanto nas vias respiratórias quanto no aparelho auditivo. Já em casos de sintomas mais graves, como um nariz quebrado ou sangramento nas vias da face, também precisam do especialista.

O que faz um otorrinolaringologista – Outras atribuições

O que faz um otorrinolaringologista

O otorrinolaringologista também trabalha com casos como sinusite e rinite, inflamações que ocorrem nas vias nasais, na região da face. Essas doenças são bem comuns entre as pessoas de todas as idades.

 

Há muitos casos que são tratados por esses médicos, como a surdez e deficiência auditiva, que são casos clínicos notados em todas as idades e podem surgir por vários motivos, o que pode ser tratado ou acompanhado de várias maneiras.

 

Todas essas estruturas tão complexas são todas estudadas na especialização de otorrinolaringologia. Uma especialização que dura cerca de três anos de formação para o estudante de medicina.

 

Além dessas doenças e sintomas, os otorrinolaringologistas também fazem os exames para o teste auditivo, que procura avaliar o nível de audição ou de perda auditiva do paciente, que envolve muitos processos.

 

O otorrinolaringologista é uma área de atuação muito importante da medicina, que avalia essas áreas e inúmeras doenças ligadas às estruturas anatômicas citadas e que influenciam em muitas outras partes do corpo.

 

O ouvido, por exemplo, tem funções auditivas e sensitivas, mas também está associado ao equilíbrio do corpo. Por incrível que pareça, essas estruturas do corpo estão ligadas e o mau funcionamento de uma delas pode alterar a outra.

 

Assim como o ouvido, a saúde de estruturas como a laringe influenciam na respiração, sendo o tubo que liga as vias respiratórias aos pulmões, assim, é preciso que seja bem tratado.

 

A laringe também é parte importante da voz, sendo a estrutura que permite a fala e a emissão de sons, o que permite aos humanos uma de suas principais características, a criação de um método de comunicação padronizado.

 

Outra estrutura que faz toda a diferença na vida das pessoas e que em casos de problema é o nariz, que interfere na respiração e até na qualidade do sono, por isso, sintomas como a apneia, podem ser causados por doenças mais profundas.

 

Essa especialidade, portanto, é muito importante para garantir a saúde humana, as pessoas precisam conhecer essa área da medicina e perceber a necessidade que há de ter o acompanhamento de um otorrinolaringologista, principalmente em casos de queixas.

 

Por isso, ao sinal de qualquer dor em alguma dessas estruturas, em caso de corrimento, secreção, inflamações constantes, é preciso procurar um médico especializado na otorrinolaringologia.

 

Agora que você já sabe tudo que um otorrinolaringologista faz e conhece até áreas que você nunca imaginaria nessa profissão, é preciso ficar atento ao surgimento de qualquer sintoma e exigir um encaminhamento.

 

Ao passar dos anos é comum que haja uma necessidade de fazer exames com esse especialista, já que é normal a perda auditiva. Esses profissionais também realizam o Teste do Ouvidinho, um dos exames que os recém nascidos precisam fazer também.

 

Essa é a otorrinolaringologia, uma área muito importante da medicina que volta seus estudos e esforços para as patologias do aparelho auditivo, nariz, boca e laringe.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site de Cursos Online utiliza cookies de acordo com sua Politica de Privacidade, e ao continuar navegando, você concorda com estas condições. Aceito Leia mais

Politica de Privacidade